CREMOS

Cremos que a justificação e a salvação do homem têm como causa a graça de Deus somente, têm como meio somente a fé, têm como base o sangue e a justiça de Cristo somente, têm como fim somente a glória de Deus, tendo como a única fonte da verdade e a única autoridade, em relação a esse assunto, somente as Escrituras. São os chamados “cinco Solas”:

“Sola Scriptura”. Somente as Escrituras!
“Solus Christus”. Somente Cristo!
“Sola Gratia”. Somente a graça!
“Sola Fide”. Somente a fé!
“Soli Deo Gloria”. Somente a glória de Deus!

Cremos que a Bíblia toda tenha sido inspirada por Deus, que ela é inerrante e infalível, e constitui a única autoridade no que se refere às diretrizes que Ele nos dá com relação à fé e à conduta em todas as áreas da nossa vida . cremos que os cinco pontos do calvinismo são bíblicos e, portanto, verdadeiros. Cremos que eles magnificam a preciosa graça de Deus e concedem alegria inefável a pecadores que já perderam as esperanças de salvarem a si mesmos.

ARTIGOS DE FÉ

Princípios e fundamentos de nossa doutrina

01. Cremos em toda a Bíblia, de Gênesis 1:1 a Apocalipse 22:21, como a
Palavra de Deus divinamente e verbalmente inspirada, infalível e imutável.
02. Cremos que Jesus Cristo nasceu da virgem Maria, e é o Filho de Deus e
Deus o Filho.
03. Cremos que Jesus morreu por nossos pecados, de acordo com as Escrituras;
o Justo pelos injustos, para que Ele possa conduzir-nos a Deus.
04. Cremos que Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia, de acordo com as
Escrituras.
05. Cremos que Ele, e somente Ele, é o Grande Sumo Sacerdote e que não
precisamos da intercessão de homem algum, mas que Cristo vive para
interceder por nós.
06. Cremos que Cristo voltará em pessoa, corporalmente e visivelmente, para
estabelecer Seu Reino sobre a terra.
07. Cremos que para salvar-se a alma, deve-se nascer de novo. "Necessário vos
é nascer de novo" (João 3:7).
08. Cremos que toda alma verdadeiramente renascida deve declarar sua fé pelo
ato do batismo (imersão em água), simbolizando a morte do Senhor Jesus, Seu
sepultamento e Sua ressurreição.
09. Cremos que Cristo guarda eternamente aqueles que são verdadeiramente
renascidos (2 Timóteo 1:12; João 10:28).
10. Cremos que todos os crentes são chamados para uma vida de separação das
práticas mundanas e pecaminosas e para uma vida de utilidade para Cristo (2
Coríntios 6:17; 2 Pedro 1:2-9).
11. Cremos que a Igreja é um corpo de crentes batizados, cuja única missão é
não "reformar o mundo", mas pregar e ensinar o Evangelho da Salvação aos
perdidos.
12. Cremos que, quando Cristo vier nos ares, os corpos dos mortos em Cristo
ressuscitarão incorruptíveis e reunir-se-ão com a alma e o espírito; os corpos
dos crentes que estiverem vivos serão transformados e glorificados e, sem
morrer, serão arrebatados para estar com Cristo (1 Tessalonicenses 4:13-15; 1
Coríntios 15:51-53). Os salvos, então, aparecerão diante do trono de julgamento
de Cristo para serem recompensados por suas obras (2 Coríntios 5:10; 1
Coríntios 3:11-15). Depois destas coisas, o Senhor Jesus voltará corporalmente
e visivelmente à terra com Seus santos, e governará o mundo em justiça durante
mil anos, ao fim dos quais os perdidos ressuscitarão e seu julgamento e
condenação ocorrerão (Mateus 24:30); Apocalipse 19:11-16; 20:5,6,11,15). A
volta de Cristo à terra a fim de estabelecer Seu Reino milenar ocorrerá ao fim
do período da Grande Tribulação.
Sumário: um Batista Bíblico é uma pessoa que crê numa Bíblia sobrenatural,
que fala de um Cristo sobrenatural, que teve um nascimento sobrenatural, que
falou palavras sobrenaturais, que viveu uma vida sobrenatural, que teve uma
morte sobrenatural, que ressuscitou em poder sobrenatural, que intercede como
um Sacerdote sobrenatural e um dia voltará em glória sobrenatural para
estabelecer um Reino sobrenatural sobre a terra.

CONFISSÃO DE FÉ
Para estabelecer em ordem uma declaração daquelas coisas que são mais
seguramente cridas entre nós, “para que pudéssemos conhecer a certeza
daquelas coisas em que tendes sido instruídos”, adotamos a presente confissão
de fé comumente crida e mantida entre nós, como segue:
I. AS ESCRITURAS
Cremos que a Bíblia Sagrada foi escrita por homens sobrenaturalmente
inspirados; que ela é a verdade sem qualquer mistura de erro no seu conteúdo, e
portanto, é e permanecerá até o fim dos séculos a única revelação completa e
final de Deus ao homem; o verdadeiro centro de união cristã e o padrão
supremo por toda a conduta humana. Credos e opiniões deverão ser aferidos.
1. Por “Bíblia Sagrada” queremos dizer aquela coleção de sessenta e seis livros,
do Gênesis ao Apocalipse, a qual, como originalmente escrita, não só contém e
transmite a palavra de Deus, mas é a própria Palavra de Deus.
2. Por “inspiração” queremos dizer que os livros da Bíblia foram escritos por
homens santos da antiguidade, conforme foram movidos pelo Espírito Santo e
de um modo tão definitivo que os seus escritos sobrenaturalmente e
verbalmente inspirados, são livres de erro, como nenhum outro foi ou jamais
será inspirado (2 Timóteo 3:16,17; 2 Pedro 1:19-21).
II. O VERDADEIRO DEUS
Cremos que há um só Deus, vivo e verdadeiro; um Espírito infinito, inteligente,
criador e supremo governador do céu e da terra; infinitamente glorioso em
santidade, digno e todo possível de honra, confiança e amor; que na unidade da
Divindade há três pessoas: Pai, filho e Espírito Santo, iguais em toda perfeição
divina e executando ofícios distintos, mas harmônicos na grande obra da
redenção (Êxodo 20:2,3; 1 Corintíos 8:6; João 4:34; 1 Timóteo 3:16; Mateus
28:19; 1 João 5:7).
III. O ESPÍRITO SANTO
Cremos que o Espírito Santo é uma pessoa divina, igual a Deus, o Pai, e a Deus,
o Filho, e da mesma natureza que Ele restringe o Mal até que se cumpra o
propósito de Deus; que Ele convence do pecado, da justiça e do juízo; que Ele
dá testemunho da Verdade do Evangelho na pregação e na confirmação; que
Ele sela, adota, guia, ensina, testifica, santifica e auxilia o crente (João 14:16-
17; Mateus 28:19; Hebreus 9:14; Atos 5:30-32; Romanos 8:16).
IV. O DIABO OU SATANÁS
Cremos que Satanás foi uma vez santo e desfrutou as honras celestiais, mas
através do orgulho e da ambição de ser como o Todo Poderoso, caiu e arrastou
após ele uma hoste de anjos; que ele é agora o príncipe maligno do poder do ar
e o deus ímpio deste mundo. Sustentamos ser ele o grande tentador do homem,
o inimigo de Deus e do Seu Cristo, o acusador dos santos, o autor de todas as
religiões falsas, o poder principal por detrás da presente apostasia, o senhor do
anticristo e o autor de todas as forças das trevas, destinado, contudo, à derrota
final às mãos do Filho de Deus e ao juízo de uma justiça eterna no inferno,
lugar preparado para ele e seus anjos (Isaías 14:12-15; Ezequiel 28:14-17;
Apocalipse 20:1-5).
V. A CRIAÇÃO
Cremos no relato da criação no Gênesis e que é para ser aceito literalmente, não
alegórica e figuradamente; que a criação não foi matéria de uma evolução ou
mudança evolucionária das espécies ou de desenvolvimento de intermináveis
períodos de tempos de formas mais baixas para superiores; que toda vida
animal e vegetal foi feita diretamente e a lei estabelecida de Deus foi que
produzissem “segundo sua espécie” (Gênesis 1:1; Êxodo 20:11; Atos 4:24;
17:26; Hebreus 11:3).
VI. A QUEDA DO HOMEM
Cremos que o homem foi criado em inocência sob a lei do seu Criador, mas por
transgressão voluntária caiu do seu estado impoluto e feliz, em conseqüência da
qual toda a espécie humana agora é pecadora, não por força senão por escolha,
portanto, sob justa condenação sem defesa ou desculpa (Gênesis 3:16; Romanos
5:12; 3:10-19; Efésios 2:1).
VII. O NASCIMENTO VIRGINAL
Cremos que Jesus Cristo foi gerado do Espírito Santo, numa maneira milagrosa;
nascido de Maria, uma virgem, como nenhum homem jamais nasceu de mulher,
e que Ele é tanto o Filho de Deus, como Deus, o Filho (Gênesis 3:15; Isaías
7:14; Mateus 1:18-25).
VIII. O SACRIFÍCIO PELO PECADO
Cremos que a salvação dos pecadores é inteiramente de graça; através dos
ofícios mediatórios do Filho de Deus, o qual, pela indicação do Pai, tomou
livremente sobre ele nossa natureza, todavia sem pecado, honrou a Lei divina
pela Sua obediência e por Sua morte fez pelos nossos pecados um sacrifício
completo e vicário; que o Seu sacrifício não consistiu em dar-nos um exemplo
por Sua morte como um mártir, mas foi a substituição voluntária dEle mesmo
em lugar do pecador, do injusto pelo Justo, Cristo, o Senhor, levando nossos
pecados ao madeiro no Seu próprio corpo, que tendo ressurgido com os mortos,
está agora entronizado no céu, unindo na Sua maravilhosa pessoa as mais ternas
simpatias com a perfeição divina. Ele está de todo modo qualificado para ser
um Salvador adequado, compassivo e todo suficiente (Efésios 2:8; Atos 15:11;
Romanos 3:24; João 3:16; Isaías 53:12; Hebreus 9:12-15).
IX. A GRAÇA EM A NOVA CRIAÇÃO
Cremos que, para serem salvos, os pecadores devem ser nascidos de novo; que
o novo nascimento é uma nova criação em Cristo Jesus; que é instantâneo e não
um processo; que em o novo nascimento o morto em delitos e pecados é feito
participante da natureza divina e recebe a vida eterna, o livre dom de Deus; que
a nova criação se realiza de uma maneira acima de nossa compreensão, não
educação cultural, nem pelo caráter, nem pela vontade do homem, mas inteira e
unicamente pelo poder do Espírito Santo em conexão com a verdade divina, de
modo a garantir nossa obediência voluntária ao Evangelho; que a sua divina
evidência aparece nos frutos santos de arrependimento e fé e novidade de vida
(João 3:3; 2 Coríntios 5:17-19).
X. A GRATUIDADE DA SALVAÇÃO
Cremos na graça eletiva de Deus; que as bênçãos da salvação são feitas de
graça a todos pelo Evangelho; é dever imediato de todos aceita-las por uma fé
cordial, penitente e obediente; que nada impede a salvação do maior pecador na
terra, senão sua depravação inerente e rejeição voluntária do Evangelho, que o
envolve em uma condenação agravada (1 Tessalonicenses 1:4; 1 Pedro 1:2;
Romanos 8:29-30; 1 Coríntios 15:10; João 3:18).
XI. A JUSTIFICAÇÃO
Cremos que a grande bênção do Evangelho que Cristo garante a tais que nEle
crêem é a justificação; que a justificação inclui o perdão do pecado e o dom da
vida eterna sobre princípios de justiça; que é dispensado não em consideração a
quaisquer obras de justiça que hajamos feito, senão unicamente por meio de fé
no sangue do Redentor, a nós imputada Sua justiça (Atos 13:39; Isaías 53:11;
Romanos 8:11; 5:1; Hebreus 10:38).
XII. O ARREPENDIMENTO E A FÉ
Cremos que o Arrependimento e a Fé são obrigações solenes e também graças
inseparáveis e operadas em nossas almas pela vivificação do Espírito Santo de
Deus, pelas quais, sendo profundamente convictos de nossa culpa, perigo e
desamparo do caminho da salvação por Cristo, voltamo-nos para Deus em
sincera contrição, confissão e súplica por misericórdia, recebendo ao mesmo
tempo cordialmente o Senhor Jesus Cristo e O confessando abertamente como
nosso único e todo-suficiente Salvador (Atos 20:21; Romanos 10:13; Lucas
12:8).
XIII. A IGREJA
Cremos que a Igreja de Cristo é uma congregação de crentes batizados e
associados num concerto de fé e comunhão do Evangelho, observando as
ordenanças de Cristo, governada por Suas leis, exercendo os dons, direitos e
privilégios neles pela Sua Palavra; que os seus oficiais são pastores e diáconos
cujas qualificações, pretensões e deveres são claramente definidos nas
Escrituras; cremos que a verdadeira missão da Igreja se acha na Grande
Comissão: primeiro, fazer discípulos individuais, segundo, batizar os
convertidos (edificar a Igreja), terceiro, ensinar e instruir como Cristo ordenou.
Não cremos na inversão desta ordem. Sustentamos que a Igreja local tem o
direito absoluto de auto-governo, livre da interferência de qualquer hierarquia
de indivíduos ou organizações; que o único e só superintendente é Cristo por
meio do Espírito Santo. Cremos que é espiritual e biblicamente correto para as
Igrejas da mesma fé e ordem cooperarem na luta pela fé e adiantamento do
Evangelho; que cada Igreja é o só e único juiz da medida e método de sua
cooperação, em todos os assuntos de comunidade, de diplomacia, de governo,
de disciplina, de benevolência; a vontade da igreja local é final (Atos 2:41,42; 1
Coríntios 12:28; 1 Timóteo 3:1-7 ;8-13; Mateus 28:19,20; Efésios 5:23,24;
Mateus 16:18).
XIV. O BATISMO E A CEIA DO SENHOR
Cremos que o batismo cristão é a imersão de um crente na água, em o nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo, com a autoridade da Igreja local, a exigir um
emblema solene e belo de sua fé no Salvador crucificado, sepultado e
ressuscitado, com seus efeitos em nossa morte para o pecado e ressurreição para
uma nova vida, isso pré-requisito aos privilégios de uma Igreja em relação, e a
Ceia do Senhor, na qual os membros da Igreja local, pelo uso sagrado do pão e
do vinho (não fermentado) são para comemorarem juntos o amor agonizante de
Cristo, precedido sempre de solene auto-exame (Atos 8:36-39; 2:41,42; Mateus
3:6; 28:19; Romanos 6:3-5; 1 Coríntios 11:23-28).
XV. A PERSEVERANÇA DOS SANTOS
Cremos que só os crentes verdadeiros durarão até ao fim; que sua adesão
perseverante a Cristo é a grande marca que os distingue de professantes
superficiais; que uma Providência especial preside sobre o seu bem-estar; que
são guardados pelo poder de Deus através da fé para eterna salvação (João
8:31,32; Salmo 89:29-34; 1 Pedro 1:5; Filipenses 1:6; João 10:28,29; Romanos
8:35-39; 1 Coríntios 3:11-15).
XVI. OS JUSTOS E OS ÍMPIOS
Cremos que há uma diferença radical e essencial entre os justos e os ímpios;
que só são verdadeiramente justos na estima de Cristo os que são justificados
pela fé em o nome do Senhor Jesus e santificados pelo Espírito de nosso Deus;
com os tais que continuam na impenitência e incredulidade são à Sua vista
ímpios e sob a maldição, distinção esta que permanece entre os homens tanto na
morte como depois dela, na eterna felicidade dos salvos e no sofrimento
cônscio e eterno dos perdidos (Malaquias 3:18; Romanos 6:17,18; 1 Pedro
4:18; Romanos 6:16,23).
XVII. O GOVERNO CIVIL
Cremos que o governo civil é de nomeação divina, para os interesses e boa
ordem da sociedade humana, que os magistrados são para ser intercedidos em
oração, honrados e obedecidos conscientemente, exceto somente nas coisas
opostas à vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual é o único Senhor da
consciência e o Príncipe vindouro dos reis da terra (Romanos 13:7; Tito 3:1; 1
Pedro 2:13,14,17; Filipenses 2:10-11).
XVIII. A RESSURREIÇÃO E A VOLTA DE CRISTO E EVENTOS
RELACIONADOS
Cremos e aceitamos as santas Escrituras sobre estes assuntos pelo seu valor real
e pleno. Da ressurreição, cremos que Cristo ergueu-se corporalmente “ao
terceiro dia, segundo as Escrituras”; que Ele ascendeu “a mão direita do trono
de Deus”; que só Ele é o nosso misericordioso e fiel sumo-sacerdote nas coisas
atinentes a Deus; “que este mesmo Jesus foi tomado dentre vós, recebido em
cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”, corporal, pessoal e
visivelmente; que os mortos em Cristo erguer-se-ão primeiro; que os santos
vivos serão mudados num momento, num abrir e fechar de olhos, na última
trombeta; que o Senhor Deus lhe dará o trono do Seu Pai Davi; que Cristo
reinará mil anos em justiça até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos
Seus pés (Mateus 28:6,7; Lucas 24:39; João 20:27; 1 Coríntios 15:4, 42-44, 51-
53; Apocalipse 19:11-16; 1 Tessalonicenses 4:13-18).
XIX. AS MISSÕES
Cremos que o mandamento de Cristo de dar o Evangelho ao mundo inteiro é
claro e inconfundível e esta Comissão foi dada às Igrejas locais (Mateus 28:18-
20; Marcos 16:15; João 20:21; Atos 1:8; Romanos 10:13-15).
XX. A GRAÇA DE DAR
A graça de dar, é um dos fundamentos bíblicos da fé. Somos mandados a trazer
nossos dízimos e ofertas ao tesouro comum da Igreja local, no primeiro dia da
semana. É sob a graça que nós damos e não pagamos o dízimo (2 Coríntios 8:7;
1 Coríntios 16:2; Hebreus 7:2-4; Mateus 23:23; Lucas 6:38; Mateus 6:33;
Levítico 27:30; Malaquias 3:10).

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